Ensaios clínicos: Fase II - Estudo 208 (crianças)

Os efeitos neurocognitivos do ESL quando utilizado como terapêutica adjuvante em crianças (entre os 6 e os 16 anos) com FS refratárias foram investigados num estudo de Fase II, multicêntrico, aleatorizado, em dupla ocultação, controlado por placebo1

Desenho do estudo

  • ESL titulado de 10 mg/kg/dia para 20 mg/kg/dia ao longo de 4 semanas, em passos de 2 semanas

  • Se não ocorressem EA intoleráveis com 20 mg/kg/dia, a dose era titulada até se atingir a dose-alvo de 30 mg/kg/dia (máximo de 1200 mg/dia) e mantida durante 8 semanas

  • A redução da dose só foi permitida uma vez, de 20–10 mg/kg/dia durante a fase de titulação e de 30–20 mg/kg/dia durante a fase de manutenção

Fase em dupla ocultação

  • Doentes aleatorizados: População de segurança – Placebo: n=40; ESL: n=83

  • Doentes que completaram a fase (titulação + manutenção): População ITT – Placebo: n=37; ESL: n=75

Estudo de extensão aberto de 1 ano

  • População de doentes admitidos: Placebo: n=37; ESL: n=75

  • Doentes que completaram o estudo: Placebo: n=33; ESL: n=62

Adaptado de Jóźwiak et al.1

Parâmetro de avaliação

Na última visita da fase DB (V7 ou TP), foi dada a oportunidade aos doentes de escolherem participar num estudo de extensão aberto de 1 ano.

  • Parâmetro de avaliação primário:1

    • Alteração em relação aos valores de referência: Capacidade de Atenção composta avaliada com o sistema Cognitive Drug Research (CDR).

  • Parâmetros de avaliação secundários:1

    • Alteração em relação ao valor de referência: continuidade da atenção, qualidade da memória operacional, velocidade da memória, reconhecimento de palavras e imagens, índice de memória episódica.

    • Os parâmetros de eficácia incluíram a alteração em relação aos valores de referência da frequência de crises padronizada.

Resultados de eficácia

Fase em dupla ocultação:
Placebo (n=37) vs ESL (n=75)

  • Parâmetro de avaliação primário:

    • A análise de não inferioridade não rejeitou a hipótese nula de que a alteração relativamente ao valor de referência na pontuação da Capacidade de Atenção no grupo ESL era pelo menos 121 ms inferior à do grupo placebo em todos os grupos etários1

  • Parâmetros de avaliação secundários:

    • O tratamento com ESL não pareceu afetar negativamente a continuidade da atenção, o processamento da informação (velocidade da memória) ou a memória operacional.1

    • No entanto, o tratamento com ESL teve um impacto negativo no índice de memória episódica (média MQ: Placebo: 0,03 vs ESL: −0,13 [P=0,003])1

O ESL mostrou resultar numa SSF significativamente mais baixa do que o placebo1

Média MQ: Placebo: 4,63 (valor de referência 5,19) vs ESL: 2,58 (valor de referência 5,00)
P=0,009

Estudo de extensão aberto (doentes que concluíram o estudo DB): anterior placebo (n=33) vs anterior ESL (n=62)

No final do OLE, os doentes do grupo placebo da fase DB anterior mostraram uma SSF numericamente semelhante à do grupo ESL na fase DB anterior1

Adaptado de Jóźwiak et al.1

A percentagem de doentes que responderam ao tratamento aumentou em ambos os grupos de tratamento em relação ao valor de referência até ao final do OLE1

A maioria dos doentes em cada grupo de tratamento apresentou >50% de redução na frequência das crises em relação ao valor de referência1

Resultados de segurança

O ESL foi geralmente bem tolerado não tendo sido identificadas preocupações de segurança novas/inesperadas1

Fase em dupla ocultação

Fase aberta

  1. Jóźwiak S, et al. Epilepsy Behav 2018;81:1–11.

DB, em dupla ocultação; EA, evento adverso; ESL, acetato de eslicarbazepina; FS, crises epilépticas parciais; FU, acompanhamento; ITT, intenção de tratar; MQ, mínimos quadrados; OL, estudo aberto; OLE, estudo de extensão aberto; PSV, visita pós-estudo; SSF, frequência de crises padronizada (às 4 semanas); TEAE, evento adverso emergente do tratamento; TP, redução gradual; V, visita.


ZB/NOV24/PT/014

Data de preparação: novembro 2024

Partilhe

Send through